Algum dia você já pode ter ouvido que todos os gatos de três cores, conhecidos como cálicos, ou gatos manchados de cores pretas e laranjas são fêmeas. No post de hoje, você vai entender o motivo dessa fala e como ela não está tããão certa assim. A genética dos pelos dos gatinhos é muita complexa, com muitos genes interagindo ao mesmo tempo, e por isso tem uma variação enorme e maravilhosa de cores, manchas e padrões.
O gene das cores preto e laranja
As cores preto/marrom e laranja/amarelo dos pelos dos gatos são determinados por um gene encontrado no cromossomo sexual que está presente tanto nos machos quanto nas fêmeas (o famoso cromossomo X, como o dos humanos), por isso ele é chamado de gene alossômico. Esse gene possui dois alelos: um deles determina a cor preta e o outro a cor laranja, sendo que esses dois alelos possuem uma relação de codominância, ou seja, se o gato possuir esses dois alelos (normalmente isso só ocorre nas fêmeas, já que os machos são XY, mas vamos falar mais sobre isso abaixo!) ele apresenta, ao mesmo tempo, as duas cores sem que elas se misturem!
E as manchas brancas?
Como foi dito, as cores do gatos são determinadas por fatores mais complexos, então não vamos achando que apenas aquele gene do cromossomo X determina todas as cores dos gatinhos, existem outros, explicados em outros post do blog, como: o do pelo mais claro, albinismo, manchas e listras e neles é explicado de forma mais detalhada. Por agora, podemos resumir dizendo que as manchas são causadas por um gene autossômico, ou seja, ele não está em um cromossomo sexual e acontecem de forma independente da cor do gatinho determinado pelo gene alossômico. O gene das manchas brancas também possui dois alelos: um que determina a presença de manchas no gato e um que determina a ausência. Dessa forma, uma gata que possui os alelos das cores preto e laranja e também o alelo das manhcas brancas será tricolor! Caso ela não possua o alelo das manchas ela será tortie!
Mas gatos machos podem ser tricolores, ou pretos e laranjas?
A resposta para essa pergunta é, SIM! Apesar de raro existe uma trissomia, que ocorre nos cromossomos sexuais dos gatos (ela também ocorre em humanos) chamada Síndrome de Klinefelter, assim um gato macho que deveria ser XY, na verdade é XXY, possibilitando que ele tenha as cores preto e laranja, assim como nas fêmeas! Essa síndrome ocorre em menos de 1% dos gatos machos, e geralmente causa infertilidade no gato. Outra fator, que pode acarretar o efeito tortie/cálico é o quimerismo, que é quando os animais possuem dois tipos distintos de DNA, e assim o gatinho possui um pouco de DNA XX em uma parte do corpo e um pouco de XY em outro, se algum dos X possuir o alelo para a cor preta e o outro alelo para a cor laranja, e o gato possuir também o alelo das manchas brancas ele será tricolor. Essa condição chega a ser mais rara que a a Síndrome de Klinefelter.
Fonte das Imagens
Imagem 1: https://pt.slideshare.net/edgarsilva/wso2-application-server-como-alternativa-ao-tomcat
Imagem 2: Autoria própria
Imagem 3: https://gatinhobranco.com/a-fascinante-genetica-da-cor-dos-gatos/
Imagem 4: https://pixabay.com/pt/photos/gato-tortie-olhos-amarelos-2842118/
Imagem 5: https://br.pinterest.com/joaninaaraujo/gato-calico/
Imagem 6: https://www.youtube.com/watch?v=yyz6Qun3Zvs
Referências:
A fascinante genética da cor dos gatos. [S. l.], 6 ago. 2014. Disponível em: https://gatinhobranco.com/a-fascinante-genetica-da-cor-dos-gatos/. Acesso em: 25 jun. 2019.
CENTERWALL, WR; BENIRSCHKE, K. "An animal model for the XXY Klinefelter's syndrome in man: tortoiseshell and calico male cats". Am J Vet Res. 1975, v 36, paginas 1275-80.
MALOUF, N et al. "XX/XY Chimerism in a Tricolored Male Cat". Cytogenetics, 1967; v 6, paginas 228–241.
RAMOS, A. V. G. F. F., CUNHA, L. R. "Another me: the case of the human chimeras". Rev. Bioética y Derecho, no.38, Barcelona, 2016.
Agora entendo, pq ten gatinhos de duas cores ou mais 😆
Acho que gatos com mais de uma cor são mais legais.