top of page
Buscar

TODO GATO BRANCO É ALBINO???

Foto do escritor: GATUNOGATUNO

Atualizado: 5 de jul. de 2019

Você com certeza já ouviu alguém falar "Olha só esse gatinho branco albino". Saiba neste post se essa afirmação está sempre correta, descobrindo um pouco mais sobre a fascinante genética do gatos!!!!!

Imagem 1: Gatinho com a pelagem branca.

Gatos de pelagem branca são lindos, isso ninguém pode negar! Mas você sabia que essa pelagem pode se dar de três formas diferentes? Continue lendo para entender como essas três formas funcionam!


O gene do albinismo.


O albinismo é uma condição alossômica (relacionada com o sexo do animal) muito rara encontrada em alguns gatos com a pelagem branca. O gene TYR é responsável por produzir uma enzima que dá inicio à produção de melanina. Logo, os gatos albinos possuem um alelo mutante que interfere na produção da melanina. Os gatos siameses também são considerados albinos (saiba mais sobre o gene do albinismo clicando aqui).


Imagem 2: Gatinho siamês.

Dominante Branco e Fator de Pontuação Branca


As outras formas de se conseguir uma pelagem branca são através dos alelos Dominante Branco e Fator de Pontuação Branca que estão localizados no gene KIT (CD117). Esse gene cuida da manutenção e migração das células precursoras de pigmentação, chamadas de melanoblastos.


Os gatinhos são animais diploides, isso significa que eles possuem dois alelos (um herdado do pai e um da mãe) para cada característica.

O alelo W (Dominante Branco) como o nome já diz, é dominante, portanto ele precisa estar presente somente uma vez no gato para que ele seja expressado, tornando a pelagem totalmente branca. Esse alelo também está relacionado com a cor azul dos olhos e também com a surdez. Isso ocorre por que um grupo de melanócitos é encontrado no ouvido e participa do processo de audição, logo o gato que possui esse alelo dominante, tem uma grande chance de ser surdo.


Imagem 3: Gatinho branco com os olhos azuis. Essa cor de olhos está geralmente relacionada a surdez em gatos.

Já o alelo S (Fator de Pontuação Branca) é codominante e possui expressão variável de acordo com fatores ambientais. Se o gato possui o genótipo Ss, com somente um alelo para a presença de manchas brancas, a expressão do gene pode estar entre 0% a 50% para a cor branca, gerando gatinhos com a pelagem quase toda colorida ou com algumas manchas brancas.


Mas se o gato possui o genótipo SS, com dois alelos para a presença de manchas brancas, a expressão do gene pode estar entre 50% a 100% para cor branca, resultando em gatinhos com a pelagem toda branca ou gatinhos com algumas manchas coloridas.

O genótipo ss, com dois alelos para a ausência de manchas brancas não vai possuir expressividade nenhuma para a cor branca, deixando a pelagem do gato toda de outras cores. Na imagem a seguir podemos ver a grande variedade de pelagens que existem de acordo com a expressividade do alelo.


Imagem 4: Variação da pelagem de gatos devido ao alelo S.

Agora que você já sabe tudo sobre gatinhos brancos, fique com mais essas imagens de algumas fofuras!!!



Imagem 5: Gatinho branco com o fundo azul.

Imagem 6: Gatinhos com heterocromia (anomalia genética na qual o indivíduo, humano ou animal, possui um olho de cada cor).

Imagem 7: Gatinho com os olhos verdes.

Imagem 8: Gatinho brincando.
Fonte das imagens

Imagem 1: https://rock-cafe.info/suggest/white-persian-kittens-with-blue-eyes-7768697465.html


Imagem 2: https://yandex.com/collections/card/5c35b1c455854d00643c9222/


Imagem 3: https://www.freepik.es/fotos-premium/gato-blanco-ojos-azules-mirada-intensa_3448614.htm


Imagem 4: http://messybeast.com/colour-charts.htm


Imagem 5: https://yandex.com/collections/card/5a2e40cb8cb1f72bb8c71191/


Imagem 6: https://articol.md/view_art/2687-ele-sunt-cele-mai-frumoase-pisici-gemene-din-lume-.html


Imagem 7: http://catnetworkofstanislaus.org/amenities-bryant


Imagem 8: https://catgifcentral.com/post/166764579576/white-cat

Referências:

Bicolor cat. Wikiwand. Disponível em: <https://www.wikiwand.com/en/Bicolor_cat#/External_links>. Acesso em: 28 de jul. 2019.


Cat coat genetics. Wikawand. Disponível em: <https://www.wikiwand.com/en/Cat_coat_genetics#/White_spotting_and_epistatic_white>. Acesso em: 28 de jul. 2019.


Hartwll, S. Colour and Pattern Charts. Disponível em: <http://messybeast.com/colour-charts.htm>. Acesso em: 28 de jul. 2019.


PLAZZA, Rubens; KAVALCO, Karine Frehner. Uma pequena introdução à genética de felinos domésticos. Rio Paranaíba, MG: ARAUCARIA COMUNICAÇÃO E EDITORA, 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Rubens_Pasa/publication/309653509_Uma_pequena_introducao_a_genetica_de_felinos_domesticos/links/581bda8108ae40da2ca9241d/Uma-pequena-introducao-a-genetica-de-felinos-domesticos.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2019.

 
 
 

1 Comment


Gustavo Ronqui Rodrigues
Gustavo Ronqui Rodrigues
Jul 01, 2019

Esses gatinhos são tão fofinhos.

Like

© 2019 GATUNO. Orgulhosamente criado com Wix.com

RECEBA AS NOVIDADES

bottom of page