top of page
Buscar
Foto do escritorGATUNO

GATOS COM PELOS CLARINHOS? ENTENDA O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSES LINDOS FELINOS!

Atualizado: 5 de jul. de 2019

Já se perguntou porque alguns gatos com as mesmas cores possuem pelos mais claros ou intensos? Entenda porque isso ocorre!

A pelagem dos gatos é muito variada em termos de cores e padrões e é influenciada pela ação de vários genes (caso queria aprender mais sobre essa variedade, aproveite para ler nossos outros posts!). Mas qual processo está relacionado aos tons mais claros e escuros da pelagem? É sobre isso que vamos abordar hoje.


Pelagem com cores vívidas


Originalmente os gatos apresentam pelos com cores fortes e vibrantes, independente de quais sejam essas cores ou padrões. As diferentes cores e padrões estão relacionadas com a presença e distribuição de dois pigmentos principais: a eumelanina, responsável pela cor preta/marrom, e a feomelanina, responsável pela coloração laranja/amarela. Naturalmente, esses pigmentos estão bem distribuídos ao longo dos pelos do animal, desde a base até a ponta. Essa uniformidade é a responsável pela cor vívida dos pelos do felino!

O interessante é que a distribuição uniforme dos pigmentos nos pelos é influenciado por um gene chamado MLPH, e é aí que surgem as pelagens mais claras!




Pelagens diluídas


As variações mais claras dos pelos originais são chamadas de "diluídas" e são causadas por uma mutação no gene MLPH, gerando uma nova forma desse gene! As diferentes formas do gene são chamadas de "alelos", e como os gatos (e também nós) normalmente recebem metade de seu DNA de seus pais e metade de suas mães, cada animal possui 2 alelos para esse e todos os outros genes! Quando o felino possui 2 alelos mutantes para o gene MLPH, seus pigmentos são mal distribuídos ao longo dos pelos, causando a tonalidade mais fraca na sua pelagem, porém, se o bichano tiver um alelo normal e um alelo mutante, sua pelagem é idêntica a dos que possuem dois alelos normais, ou seja, suas cores são igualmente vibrantes! Por esse motivo, diz-se que o alelo normal domina sobre o alelo mutante.


Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a pelagem diluída dos gatos e pode explicar para seus amigos e parentes amantes de gatos!

Como eu sei que você está curioso para os outros tipos de cores diluídas, aqui vai mais alguns exemplos fofíssimos para sanar sua curiosidade e também seu amor por gatos!




Fonte das imagens:

Imagem 1: https://www.thehappycatsite.com/russian-blue-cat-food/


Imagem 2: https://es.lovetoknow.com/gatos/cuidado-gatitos/nombres-gatitos-negros


Imagem 3: https://cellcode.us/quotes/calico-dilute-tortoiseshell.html


Imagem 4: https://www.rock-cafe.info/suggest/cute-russian-blues-63757465.html


Imagem 5: http://cats-kingdom.blogspot.com/2011/04/lilac-abyssinian-cat.html


Imagem 6: https://www.flickr.com/photos/sheila_sund/15053007858

Referências:

ISHIDA, Yasuko e colab. A homozygous single-base deletion in MLPH causes the dilute coat color phenotype in the domestic cat. Genomics, v. 88, n. 6, p. 698–705, 1 Dez 2006. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0888754306001777>. Acesso em: 28 jun 2019.


ZANETTI, G. GATOS: CORES E PADRÕES DE PELAGEM. Disponível em: <http://www.vetgateira.com.br/2019/01/cores-e-padroes-de-pelagem-em-gatos/>. Acesso em: 27 jun. 2019.

33 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


Gustavo Ronqui Rodrigues
Gustavo Ronqui Rodrigues
01 juil. 2019

Se eu fosse um animal, gostaria de ser um gato. Eles são bonitos e elegantes.

J'aime
bottom of page